klncsdj

nc cn ksjs ksjdn

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Zico analisa grupos da Copa do Mundo de 2014


>




Enquanto o sorteio da Copa do Mundo estava acontecendo na Costa do Sauípe eu comandava aqui em Doha o Al Gharafa. Saí do jogo para um debate na Al Jazeera exatamente sobre os grupos, antes de vir para minha casa. Como muitos jornalistas me pediram uma análise, peguei cada um dos grupos e dei minha opinião nesta Conexão ZNR Especial.

Gostei do Grupo A para o Brasil. Apesar da dificuldade em jogos contra Croácia e México, são duas seleções que sofreram nas Eliminatórias. Os croatas precisaram da repescagem e tiveram dificuldade com a Islândia, já os mexicanos precisaram da ajuda indireta dos Estados Unidos para ficarem com a vaga. E a seleção de Camarões já viveu momentos melhores na África. Ou seja, é um grupo em que o Brasil tem plenas condições de terminar em primeiro deixando a segunda vaga para México ou Croácia, com Camarões correndo por fora.

O Grupo B é um dos mais fortes, apesar de parecerem definidos os dois primeiros: Espanha e Holanda. Eu acho que o Chile pode complicar a segunda vaga e dar trabalho para a Holanda. O fato de a Copa ser na América do Sul, na minha opinião vai favorecer as seleções do continente. Então, a Espanha deve terminar em primeiro, mas não serei surpreendido com os chilenos aprontando aí nessa disputa. Australia tem muito poucas chances.

O Japão, país que tenho tanto carinho, caiu num Grupo C que me parece o mais equilibrado entre os países com menos força. São todas seleções que já fizeram bons resultados apenas em competições continentais, então acho que o Falcão pode fazer a diferença para a Colômbia e, assim, o cabeça de chave garantir uma vaga. A Grécia fez uma grande campanha nas Eliminatórias da Europa, enquanto a Costa do Marfim teve mais dificuldade na África, mas não apostaria nos dois classificados nesse grupo. Vou ficar na torcida pelo Japão mas será um grupo complicado.

Chegamos ao Grupo D, na minha opinião o mais forte da Copa de 2014. São três campeões mundiais e a Costa Rica. Como há duas vagas para as oitavas, a Itália, o Uruguai ou a Inglaterra necessariamente uma vai para casa mais cedo. Aposto na classificação do Uruguai que tem o Suarez, Cavani e Fórlan e sinto que os ingleses podem ter passagem rápida pelo Brasil. Mas não dá para cravar nada. A bola vai ter que rolar e qualquer vacilo aí pode tirar uma seleção da Copa.

E o destino reservou um caminho melhor do que o esperado para a França, que deixou oficialmente de ser cabeça de chave. Ainda que a Suíça seja um time chato, enjoado de enfrentar, os franceses acabaram virando os cabeças do Grupo E pelos adversários que entraram. Honduras é um time mais limitado e acho que o Equador, entre os sul-americanos, não está no nível dos demais. Então franceses e suíços devem ficar com as vagas apenas disputando a condições de primeiro.

A Argentina encontrou um bom grupo para a primeira fase. O Grupo F é ideal para acertar o time para disputar as fases finais. Sem dúvida, uma das favoritas para conquistar a Copa e que tem um jogador chamado Messi. Não preciso dizer muito mais. Nigéria e Irã devem disputar a segunda vaga, acredito que um pouco de vantagem para os nigerianos. A Bósnia não deve conseguir muita coisa nesse grupo.

O Grupo G acabou virando o segundo mais forte desta Copa do Mundo. A Alemanha entra como favorita, mas Gana é a melhor da África na minha opinião e Portugal uma seleção forte que tem Cristiano Ronaldo podendo fazer a diferença. E um fato curioso que sempre acontece em mundiais. Vivi isso em 2006 e agora o Klinsmann vai sentir na pele o que é enfrentar sua pátria, já que comanda a seleção dos EUA. Acredito que todas as seleções deste grupo disputam vaga.

E, por fim, o Grupo H com uma seleção da Bélgica que tem me agradado demais pelo jeito de jogar. Tenho certeza de que o brasileiro vai acabar adotando os belgas por isso e eles podem fazer uma boa Copa. Parece mais fácil de definir os favoritos como Bélgica e a Rússia vindo como segunda força. O comando do Fábio Capello merece respeito por ser um dos treinadores mais vitoriosos do mundo, além de ter uma seleção russa ascendente nas mãos. Não acredito que dê para a Coreia do Sul e para a Argélia.

Claro que todas essas análises são apenas uma opinião nesse momento. Muita coisa pode acontecer até junho nas seleções e tradição nem sempre vence. Favoritos caem toda hora em competições pelo mundo. Mas realmente acredito que essa é a tendência para a Copa.

Até a próxima!


Já leu o blog PRIMEIRO PENTA hoje?

Assista VIDEOS do FLAMENGO!

Veja FOTOS do FLAMENGO !

Leia NOTÍCIAS do FLAMENGO !

Um comentário: